Você sabia que a síndrome do coração partido, ou miocardiopatia do stress, pode surgir em momentos de grande estresse, como a perda de um ente querido ou rompimento afetivo?
Os sintomas muitas vezes são confundidos com os do infarto, como aperto no peito ou dificuldade para respirar, e surgem em períodos de grande estresse emocional, acometendo principalmente mulheres com faixa etária próxima dos 40 anos, mas pode acometer homens e outras idades também.
Essa é uma doença de base psicológica que afeta a forma como os ventrículos batem formando uma imagem semelhante a do infarto, parecendo que o coração está partido.
Ela é ocasionada pela descarga de adrenalina do estresse, podendo inclusive causar alteração do eletrocardiograma, porém sem acometer os vasos do coração, geralmente é transitória.
Mas não se preocupe, existem maneiras de prevenir e tratar essa síndrome. Atividades físicas, por exemplo, colaboram para o equilíbrio emocional e saúde física, além de melhorar as relações interpessoais e diminuir a incidência desta patologia.
Lembre-se também de manter sua saúde em dia com exames e consultas de rotina com um Médico Cardiologista. Cuidar do coração é essencial para uma vida saudável e plena!